17/03/2022 14:40 | ADVOCACIA SEM ASSÉDIO
Foto da Notícia: Gisela Cardoso participa do lançamento da campanha nacional da OAB de combate ao assédio moral e sexual contra advogadas
img“Chega de silêncio, chega de omissão, a luta ainda é longa, mas venceremos”. É o que anunciou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, ao participar do lançamento da campanha nacional de enfrentamento ao assédio moral e sexual contra advogadas, nessa segunda-feira (14), em Brasília.

No mês da mulher, a OAB Nacional, junto com as Seccionais, inicia uma jornada de conscientização, prevenção e combate a este problema histórico. A campanha se estenderá o ano todo.

A ação envolve o lançamento de um canal de denúncias para advogadas, uma cartilha, além da realização de lives, rodas de conversa e eventos regionais.

Intitulada “Advocacia sem Assédio”, a campanha é uma realização da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), presidida pela conselheira federal Cristiane Damasceno.

No lançamento da campanha, Gisela Cardoso foi saudada, ao ressaltar que o momento é de fazer história e seguir adiante.

img“Precisamos continuar nos apresentando e que nós possamos, futuramente, não ouvir mais o tipo de coisa que ouvi, ao colocar meu nome à disposição como candidata a presidente da OAB de Mato Grosso. ‘Você não é a melhor candidata’ - disseram. Ao questionar o porquê, me deram uma resposta muito simples: ‘porque você é mulher’. E isso me desqualifica? Me afirmaram que a advocacia mato-grossense não está preparada para ser liderada por uma mulher, mas nós estamos hoje aqui para provar o contrário. A advocacia mato-grossense está preparada sim, a advocacia catarinense está preparada, a baiana, a paranaense e a paulista estão preparadas e toda a advocacia brasileira está preparada para ser liderada por mulheres e homens que têm o mesmo objetivo de diminuir discriminação, diminuir desigualdade, para que possamos cada vez mais ver mesas como esta, composta por mais mulheres, e plateias como esta, com mais homens também nos ouvindo falar das questões femininas”.

Na opinião de Gisela, é com união entre mulheres e homens que teremos condições de combater a prática do assédio.

“Conselhos federal, seccionais, subseções, que estejamos todos juntos nessa campanha, que precisa ser levada a cada advogado, a cada advogada que esteja sofrendo assédio lá no interior, lá nos tribunais, não dá mais para admitir esse tipo de desconforto que atrapalha tanto nossa carreira”, ressaltou.

A presidente da OAB-MT registrou a presença da presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Ethiene Brandão e Silva Mendonça de Lima, uma das oito advogadas que estão à frente das subseções no Estado. E parabenizou as quatro mulheres que, além dela, conduzem seccionais no país.

A conselheira federal Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), lembrou que esta é uma luta de muito tempo dentro da OAB e que agora se materializa. “O assunto é espinhoso, porque é oculto, mas nas rodas de conversas das nossas colegas aparece”.

Ela conclamou os presentes a contribuírem com a divulgação da campanha. “O que peço é que nos juntemos para que possamos lutar contra esse mal e as advogadas possam exercer a atividade com todo e total respeito”.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, disse, no encontro de lançamento da campanha, que a discussão sobre os direitos das mulheres “é o termômetro da vitalidade e abundância do Estado Democrático de Direito”. Para ele, “não há democracia sem o respeito integral às mulheres”.

Keka Werneck

Instagram @oabmatogrosso