Gisela Cardoso defende maior participação feminina em espaços de poder durante evento da BPW Cuiabá

29/03/2022 10:00 | MARÇO É MULHER

img

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou na noite desta segunda-feira (28) do debate promovido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá, com o tema "A participação das mulheres nos espaços de poder". O debate ocorreu no auditório da Fecomércio, em Cuiabá, e encerrou as atividades do “20° Março é Mulher”, campanha da BPW que teve Gisela como uma das grandes homenageadas desta edição.

O projeto Sala de Debates é coordenado pela Diretoria Jurídica da BPW Cuiabá. Segundo a presidente da BPW Cuiabá, Rubia Ranzani, o objetivo do evento é promover uma troca de experiência entre mulheres referência na sociedade e inspirar outras mulheres. "Este debate é uma escola de sabedoria, incentivo e inspiração para todas as mulheres, principalmente as mais jovens, para que se espelhem e se sintam mais fortes em sua jornada”, explicou.

Em sua participação, a presidente da OAB-MT, falou sobre sua carreira na advocacia e os desafios enfrentados. Ela contou que uma das motivações para estar hoje à frente da Seccional foi o incômodo sentido ao perceber que, por mais que as mulheres advogadas fossem responsáveis pela maioria das inscrições na Ordem, os espaços de poder e cargos de decisão eram ocupados, quase que exclusivamente, por homens.

“Esse incômodo me levou a questionar. Questionei não só os gestores, todos homens, mas também as advogadas. Perguntava a elas: ‘por que vocês não estão aqui, ocupando esses espaços’, porque eu acredito que nós, mulheres, precisamos nos movimentar para mudar essa realidade. Nós precisamos nos colocar à disposição, dar o primeiro passo. É preciso descer da arquibancada e entrar no jogo. Acredito que, ocupando espaços em qualquer área, é nossa missão encorajar outras mulheres a virem fazer parte também”, comentou Gisela.

img

A advogada também destacou os avanços conquistados nos últimos anos, como a paridade de gênero nas eleições da Ordem. “Ainda vivemos em um mundo machista e ainda precisamos lutar muito rumo à uma sociedade mais justa e igualitária, mas olha o tanto que já caminhamos. Hoje temos 50% de todos os cargos da OAB ocupados por mulheres, temos um Conselho Federal paritário, cinco Seccionais presididas por mulheres e, aqui em Mato Grosso, temos nove Subseções presididas por advogadas. Vivemos um momento histórico para a advocacia, principalmente para as mulheres advogadas”, concluiu a presidente da OAB-MT.

Também participaram desta edição da Sala de Debates a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; a deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaína Riva; a Vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar;  a Secretária da Mulher do município de Cuiabá, Luciana Zamproni; a juíza de Direito  e presidente da Academia Mato-grossense de Direito e coordenadora nacional da Virada Feminina, Amini Haddad; a presidente Regional da Sociedade Brasileira de Patologia, Dra. Natasha Slhessarenko, e conselheira efetiva do CFM; a suplente de vereadora por Cuiabá, Maysa Leão; a empresária e coordenadora do Comitê de Captação da BPW Brasil, Zilda Zompero; e a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras e conselheira da BPW Brasil, Sueli Batista.

CLIQUE AQUI para ver mais imagens do evento

Mel Mendes