06/04/2022 14:00 | PRESTAÇÃO JURISDICIONAL
Foto da Notícia: OAB-MT e Nupemec firmam parceria para mutirão de conciliação em processos de improbidade administrativa

imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) firmaram parceria para realização de um mutirão para resolução de conflitos em processo de improbidade administrativa por meio de método consensuais. Representantes das instituições assinaram carta de intenção na tarde desta quarta-feira (30) durante a reunião extraordinária do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB-MT.

Além do mutirão, o presidente do Nupemec, Desembargador Mario Kono, apresentou durante a reunião outros projetos previstos para o próximo período e debateu, junto aos representantes da advocacia mato-grossense, formas de envolver profissionais que atuam em todas as Comarcas. Além disso, reforçou a importância dos métodos consensuais de resolução de conflitos para a celeridade da prestação jurisdicional.

img

"Buscamos alternativas para tornar a prestação jurisdicional cada vez mais ágil e efetiva. Nesse cenário, vemos a arbitragem e a mediação ganhando mais espaço. Queremos trabalhar visando a capacitação dos profissionais envolvidos e uma mudança qualificada de cultura: de uma cultura do litígio para uma cultura de solução de conflitos, para abraçarmos a cultura da paz", explicou o Desembargador.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, falou sobre as ações promovidas pela Ordem, por meio de suas Comissões Temáticas, principalmente as de Mediação, Conciliação e Arbitragem e de Juizados Especiais para contribuir com essa mudança de cultura e sobre a importância da parceria com a Nupemec.

“Para que esse avanço seja concretizado com o respeito às prerrogativas da advocacia e considerando a sua atuação essencial para a administração da Justiça, precisamos que os profissionais da advocacia participem em todas as fases do processo. A OAB-MT é parceria do Nupemec para a construção entre as instituições e vai atuar também internamente, para informar e capacitar a advocacia para que a categoria esteja preparada para contribuir com o fortalecimento desses espaços de autocomposição”, concluiu a presidente da Seccional.

Mel Mendes