OAB-MT apoia campanha contra assédio moral e sexual da Prefeitura de Cuiabá

18/04/2022 14:50 | VOZ DA SOCIEDADE
Foto da Notícia:  OAB-MT apoia campanha contra assédio moral e sexual da Prefeitura de Cuiabá
A exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional e Seccionais, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher e Ouvidoria Geral, também está lançando uma campanha contra assédio moral e sexual - #assédionão.

A intenção é coibir essa prática dentro da administração pública e nas empresas.

A campanha será lançada nesta terça-feira (19), às 14h30, no Auditório da OAB-MT, com a divulgação de uma cartilha.

img“É preciso dar um basta”, diz a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. “Não há mais lugar para esse crime, que tanto prejudica principalmente as mulheres. Elas muitas vezes têm vergonha de trazê-lo à tona. Nós, da OAB, estamos com uma campanha nacional de apoio à mulher advogada. Mas somos apoiadores de todas as iniciativas, seja no setor público ou privado, que visem abolir assédio moral e sexual”.

O ouvidor-geral da Prefeitura de Cuiabá, Heitor Reis, fez uma visita à diretoria da OAB-MT na quarta-feira (13). “A OAB-MT está nos dando apoio institucional, para combatermos o assédio moral e sexual. Crimes muito graves, escondidos dentro das empresas públicas e privadas. Este é um tema ainda deixado em segundo plano, apesar da gravidade, devido a algumas crenças, como pensar que não adianta nada mexer com quem tem poder, com o chefe, por medo de ser mandado embora. Esta é uma realidade.”

Ele relata que, após alguns casos registrados na Ouvidoria Geral da Prefeitura de Cuiabá, estudou o tema a fundo. “No cenário nacional, a OAB e o Senado Federal, por exemplo, já estão reagindo e a gente resolveu aderir. A Prefeitura de Cuiabá está envolvida para resolver este problema. Afinal, o bem maior de uma instituição são seus funcionários. Os prédios são importantes, as obras, mas as pessoas são mais importantes que tudo isso”.

Keka Werneck