20/04/2022 16:09 | COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA
Foto da Notícia: Advogadas ingressam no Conselho Estadual da Mulher, representando a OAB-MT e a Jovem Advocacia
imgRepresentando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), as advogadas Jaqueline dos Santos Steffen e Kesia Martins Fortes dos Reis ingressaram no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), ocupando a cadeira da instituição no CEDM. Jaqueline é vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT e Kesia, a secretária geral. A eleição foi realizada dia 12 de abril.

Historicamente a OAB-MT participa da CEDM, para somar forças com as demais entidades que o compõem, na fiscalização de projetos sociais e políticas públicas voltadas para mulher, especialmente contra a violência doméstica e em prol da igualdade de gênero.

Jaqueline destaca que ingressa no CEDM representando também a Jovem Advocacia. “É um incentivo à reflexão sobre as mazelas que atingem o público feminino e a tomada de atitudes, desde o início da carreira, já que a advocacia tem também esse compromisso social”.

Para Kesia, representar a OAB-MT no Conselho é reconhecer a importância da mulher como um membro ativo nos setores produtivos do seu país e sua competência no mercado de trabalho. “O seu papel deve ser valorizado como uma integrante da sociedade, igualmente responsável pela política, pela saúde, pela educação e pela tecnologia, e não apenas como donas de casa ou mães, ou seja, tornando-se protagonistas das suas escolhas, seja por serem empreendedoras, CEOs ou mães de família”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Glaucia Amaral, que deixou a presidência do CEDM nesta data, reafirma que a OAB-MT tem relevante papel social na defesa da mulher. “Por isso deve ocupar essa cadeira, tanto quanto outras, fortalecendo toda a rede de apoio a elas”.

imgA presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e que também já ocupou a cadeira do CEDM representando a advocacia, ressalta que a Ordem tem muitos projetos em prol da mulher e está em um momento histórico de transformação, em todo seu sistema, por ter aprovado a paridade de gênero em suas eleições. “Pela primeira vez na história de 90 anos da OAB, advogadas e advogados estão em pé de igualdade na representação do Conselho Federal e das Seccionais. Pela primeira vez na história do Sistema OAB, temos em uma única gestão, cinco advogadas presidindo Seccionais e representando mais de 40% da advocacia nacional”.

Para presidir o CEDM, gestão 2022/2024, foi eleita Ana Carolina de Jesus Costa, representante do Instituto de Mulheres Negras (Imune) – a primeira mulher negra a ocupar esse cargo. A representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sandra Regina de Queiroz foi eleita vice-presidente e a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Giovanna Fatima de Oliveira Bezerra, secretária geral.

O CEDM é ligado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania e tem por finalidade promover, em âmbito estadual, políticas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e igualdade de direitas, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do Estado.

Keka Werneck