Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Ouvidoria da OAB-MT é destaque em Colégio de Ouvidores da OAB Nacional

22/04/2022 13:00 | OAB-MT EM DESTAQUE
Foto da Notícia: Ouvidoria da OAB-MT é destaque em Colégio de Ouvidores da OAB Nacional

imgO trabalho que vem sendo desenvolvido pela Ouvidoria da OAB Mato Grosso foi um dos destaques da primeira reunião do Colégio de Ouvidores da OAB, realizado nesta terça-feira (19), em Brasília. “A Ouvidoria da OAB-MT está na vanguarda no que diz respeito a processos, estrutura e ações. Saímos desse encontro extremamente fortalecidos”, afirmou o Ouvidor-Geral da OAB-MT, Fabio Mello, que representou a Seccional no encontro, junto com Ouvidor-geral Adjunto, Vinicius Tanaka.

A reunião foi conduzida pelo ouvidor-geral da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, e contou com a presença do presidente em exercício da OAB, Rafael Horn, e do diretor-tesoureiro e conselheiro federal por Mato Grosso, Leonardo Campos, além de ouvidores de 27 seccionais.

Os representantes da OAB-MT apresentaram os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria da Seccional, como o “Chama a OAB”, que acolhe, encaminha e busca soluções para problemas de acesso da advocacia aos canais do Poder Judiciário. “Foi um momento de troca, onde cada Ouvidoria falou sobre sua atuação, estrutura e ações que vem sendo empreendidas. No cenário nacional a OAB-MT se destaca porque hoje contamos com recursos materiais e humanos, estrutura e já estamos utilizando o sistema de Ouvidoria disponibilizado pelo Conselho Federal. Estamos muito à frente nesse processo de modernização”, completou Fabio.

imgO Colégio de Ouvidores reforçou a importância da autonomia e da independência da Ouvidoria e sua essencialidade enquanto ferramenta de gestão, servindo como elo entre a Ordem e a sociedade, filtrando demandas, buscando soluções e embasando decisões que promovam crescimento. Também foram colhidas sugestões de fluxo de trabalho para o triênio e desenhadas as primeiras estratégias de cooperação entre as ouvidorias seccionais, bem como sugeridas reuniões em caráter regional, buscando uma padronização dos procedimentos das Ouvidorias.

“Ficamos muito felizes com o resultado do encontro. Temos certeza que, a partir do que foi discutido, em pouco tempo estaremos mudando o modelo de ouvidoria no país. Na OAB-MT seguimos trabalhando para que a Ouvidoria seja essa ferramenta de aproximação da advocacia com a gestão e para que possamos entregar uma prestação cada vez mais efetiva e ágil”, concluiu o Ouvidor-geral da Seccional.

Ao final do encontro, foi elaborada uma carta que define as diretrizes das Ouvidorias da OAB de todo o país para o próximo período. Uma das questões apontadas na carta é que a Ordem deve, nos próximos meses, instituir em âmbito estadual. Ouvidoria da Mulher. Saiba mais aqui.

*Com informações da OAB Nacional

Mel Mendes