03/05/2022 16:55 | DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Foto da Notícia: OAB-MT requer providências ao INSS quanto à greve, sistema Gerid e demora na implantação de benefícios
imgA Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) requereu uma audiência com representantes do INSS, buscando a solução para diversas questões, e a reunião foi realizada na sexta-feira (29). A comissão levou uma pauta e requereu providências quanto aos impactos da greve de servidores em curso no órgão, à demora na implantação de benefícios na competência delegada, ao aditivo de serviços no convênio OAB-INSS e às inconsistências no sistema Gerid.

Representantes do INSS alegaram que, quanto à greve, ainda não é possível vislumbrar o encerramento e que o atendimento está sendo feito, mas em situação crítica. Comprometeram-se a finalizar a análise do aditivo, para deixá-lo pronto para assinaturas das partes conveniadas.

Sobre a demora da implantação dos benefícios ordenados pela Justiça Estadual afirmaram que é necessário a intimação da ordem judicial para a Procuradoria Geral Federal (PGF), que por sua vez irá inserir no sistema da central de implantação do INSS.

Na reunião, o INSS alertou para a importância dos relatórios médicos serem levados à perícia bem completos, o que irá subsidiar a conclusão do médico perito.

Informaram ainda que aguardam o retorno dos servidores contratados (aposentados) para fortalecerem o atendimento e a análise dos benefícios.

Da parte da Comissão do Direito Previdenciário, a avaliação é que a reunião foi positiva, apesar dos problemas apontados serem complexos.

Participaram a presidente da Comissão, Valeria Ojeda Rosada, o vice-presidente, Gilberto Scheir, a secretaria geral Vanessa Tanigut Bassi, a adjunta Renata Cintra Rascheja, além das advogadas Josineia Prado e Mariza Macedo Castro (membros).

Representando o INSS, participaram o chefe do serviço de gerenciamento dos benefícios, Ariadne Salvador, procurador do INSS, Fabricio Lopes Oliveira, chefe da seção de Atendimento, Marcela Galhardi, o gerente executivo Odair Egues, seção de Atendimento a demandas Judiciais, Eduardo Barros, e Natalia Teixeira Lima, da Comunicação.

Keka Werneck