26/05/2022 18:48 | FORÇA DA OAB-MT
Foto da Notícia: Encontro histórico de presidentes de comissões temáticas reforça papel da Ordem na defesa da advocacia e da sociedade
imgCom auditório repleto e grande participação virtual, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizou na terça-feira (24) o I Encontro Estadual de Presidentes de Comissões, com a emblemática presença do coordenador-geral das Comissões e Procuradorias do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, e marcante representação da advocacia da Capital e do interior.

Ao declarar aberto o evento, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu o engajamento e a dedicação de todos em prol da advocacia e da sociedade, sobressaltando o papel das comissões temáticas. “Redundante falar que a OAB está sempre em movimento através das comissões, presente em todas as áreas da advocacia e das questões sociais, enfrentando os grandes debates, aos quais não nos furtamos”.

imgApresentando dados, o coordenador das comissões e vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Junior, mostrou a escalada de engajamento da advocacia em 10 anos. “A gestão de 2013 a 2015 fechou com 710 membros. Já na gestão de 2016 a 2018, chegamos 1168 advogados e advogadas participando das comissões temáticas. Nesse último mandato, que terminou em 31 de dezembro, fomos a 2220 membros. Um avanço tremendo. E hoje, com cinco meses de gestão, já estamos com 1700 membros e 62 comissões, graças ao trabalho de vocês”, exaltou. Ele congratulou os presidentes das 62 comissões da seccional ativas e das mais de 100 comissões das subseções. “São como pulmões da OAB, é nas comissões que tudo acontece, a gente sente os anseios da advocacia e da sociedade”.

O convidado, Felipe Sarmento, enalteceu a atuação das lideranças do Estado e comparou as comissões à força motriz. “A OAB-MT com certeza tem prestado bons serviços e as comissões são uma força motriz do sistema, fazem com que a advocacia possa participar dele, traz a advocacia para dentro da Ordem”.

Prestigiando o evento, o presidente do CFO, Beto Simonetti entrou, online, no encontro, convidando todos dispostos a essa doação voluntária, a ingressarem também nas comissões nacionais, fortalecendo a vigilância das prerrogativas da advocacia, do Estado de direitos e da democracia.

imgParticiparam da mesa de honra toda a diretoria da OAB-MT, o presidente da Caixa de assistência do Advogado (CAAMT), o presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), o presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, o ouvidor-adjunto, conselheiros federais e o membro honorário vitalício da Seccional Francisco Faiad.

Keka Werneck