OAB-MT apresenta aplicativo para receber denúncias

25/08/2022 19:30 | DIREITO ELEITORAL
Foto da Notícia: OAB-MT apresenta aplicativo para receber denúncias
imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), através da Comissão de Direito Eleitoral, relançou, durante a abertura da sessão ordinária do Pleno do Conselho Seccional, na tarde desta quinta-feira (25), o aplicativo Cidadão Fiscal, que já está disponível para receber denúncias, durante o período eleitoral.

De acordo com a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, é mais uma ferramenta que a Ordem coloca à disposição da sociedade. “O eleitor deve exercer o seu poder de fiscal. Esse é um canal de denúncias e um canal de informação. Ali o cidadão poderá registrar a sua denúncia de forma anônima, se assim desejar, e ao mesmo tempo encontrar as informações sobre a legislação e todo o calendário eleitoral de 2022”, explicou.

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Hélio Ramos, destacou que é um aplicativo simples e muito fácil de ser utilizado. “Estamos disponibilizando mais uma ferramenta a serviço da fiscalização e do combate a corrupção eleitoral. Mantemos assim a tradição da OAB-MT guardiã de todo o processo durante o pleito”, afirmou.

Gisela Cardoso garantiu que todas as manifestações feitas através do Cidadão Fiscal serão recebidas e encaminhadas para o Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral, enquanto um grupo de advogados, da Comissão de Direito Eleitoral, acompanhará tudo até o final. “A OAB-MT se preocupa em acompanhar as eleições porque é defensora do Estado Democrático de Direito e tem a democracia como um dos seus pilares”, ressaltou.

Participaram do lançamento do aplicativo e da abertura da sessão do Pleno, o vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Junior, o secretário geral, Fernando Figueiredo, o diretor tesoureiro Helmut Daltro, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ítalo Leite, a diretoria, os membros da Comissão de Direito Eleitoral e os conselheiros seccionais.

O aplicativo Cidadão Fiscal está disponível para ser baixado tanto no sistema Android como no iOS.

Judite Rosa