Advocacia busca melhorar relação com o Ibama

26/08/2022 09:05 | DIREITO AMBIENTAL
Foto da Notícia: Advocacia busca melhorar relação com o Ibama
imgO superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, em Mato Grosso, Gibson Almeida Costa Júnior, atendeu a um convite feito pela diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e esteve reunido com a presidente da Ordem no Estado, Gisela Cardoso, a presidente da Comissão do Meio Ambiente de Mato Grosso, Tatiana Monteiro Costa e Silva, e a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB Nacional, Ana Carolina Barchet.

A reunião foi resultado de pauta colhida no Colégio de Presidentes de Subseções acerca de dificuldades de acesso às informações relativas aos tramites processuais e emissão de certidões pelo Ibama, além de problemas para se comunicar com o órgão. “Para o desempenho das suas atividades, a advocacia precisa ter um bom relacionamento com todos os órgãos. As dificuldades para comunicação e acessos ao sistema do Instituto atrapalham e não podem continuar. Por isso estamos buscando soluções”, explicou Gisela Cardoso.

Durante a reunião, Gibson Almeida Costa Júnior confirmou que o órgão está sem telefone há dois anos e explicou que melhorias no sistema dependem do Ibama em nível nacional, deixando claro as limitações da superintendência.

Diante da situação, a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, Ana Barchet, começou a fazer um levantamento com os presidentes das comissões dos outros Estados, a fim de saber se os problemas constatados em Mato Grosso são os mesmos em todo o país. “Com todas essas informações e o apoio do presidente OAB Nacional, queremos agendar uma reunião junto a presidência do Ibama, em Brasília, para discutirmos caminhos e o que pode ser feito, em conjunto, para solucionar esses problemas”, explicou Barchet.

Judite Rosa

Instagram @oabmatogrosso