OAB-MT recebe presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

26/10/2022 18:00 | VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Foto da Notícia: OAB-MT recebe presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, na tarde de terça-feira (25), a visita da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno Leite. Mais tarde, à noite, ela ministrou a palestra “Violência Institucional”, encerrando o curso Capacitação Lei Maria da Penha e Recomendação Nº 128, de 15 de fevereiro de 2022.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que tem destacado o momento histórico vivido no Brasil com as mulheres à frente dos Tribunais Superiores e Estadual, reforça que a qualificação tem que ser constante para que gradativamente aconteça a mudança de mentalidade da sociedade. “Vamos sempre apoiar e investir na qualificação, em todas as áreas, inclusive para promover a conscientização sobre a violência de gênero”, reforça.

De acordo com Cristiane, atualmente passamos por um período em que estamos identificando que as violências contra a mulher não acontecem apenas no âmbito doméstico. “Nesses casos de crimes praticados contra a mulher, existe uma revitimização quando o processo chega nas mãos do judiciário. É muito importante que todas as pessoas que estão envolvidas neste cenário, os sujeitos processuais, passem por uma formação para entendermos como a mulher precisa ser vista e tratada durante todo o processo. Não só a vítima, mas as advogadas, as promotoras, as juízas também”, detalhou.

imgVer e avaliar os processos com a perspectiva de gênero é considerado importante para uma formação social, a fim de evitar que uma violência institucional seja praticada contra a mulher, inclusive dentro desses processos.

Outra palestra da última noite do curso sobre a Lei Maria da Penha, foi ministrada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Glaucia Amaral, com o tema “Romper o ciclo da Violência - Intervenção estatal múltipla”.

Glaucia acompanhou a visita de Cristiane Damasceno, à presidência da OAB-MT, ao lado da Conselheira Federal Mara Samaniego e a secretária geral adjunta da Ordem, Adriana Tanssini.

Judite Rosa