OAB-MT alerta para golpes em transações internacionais

02/03/2023 11:00 | DIREITO INTERNACIONAL
Foto da Notícia: OAB-MT alerta para golpes em transações internacionais
imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) tem expressado preocupação com diversos golpes registrados contra a advocacia e a sociedade. Desta vez o alerta parte da Comissão de Direito Internacional da OAB-MT.

No dia 30 de janeiro deste ano, uma senhora procurou amparo junto à Ordem dos Advogados, após acreditar que uma amiga virtual, supostamente francesa, lhe doaria um patrimônio no valor de 900 mil euros alegando estar com uma doença terminal, não ter herdeiros e não querer deixar tudo para o governo francês. Mas, para ter a titularidade do patrimônio, pediu uma transferência imediata de R$ 1.500.

O golpe só não se concretizou porque a advogada procurada pela vítima, a vice-presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-MT, Erivany Marques Bispo Matos, verificou que os carimbos não eram visíveis e o documento de registro estava redigido em português, inglês e em francês, com erros de grafia, bem como notou que o endereço não condizia com o local do indicado cartório francês.

De acordo com a Comissão de Direito Internacional da OAB-MT, neste caso é importante registrar o Boletim de Ocorrência.

A Comissão de Direito Internacional alerta que em qualquer tipo de transação internacional se deve ter o máximo cuidado e atenção aos detalhes, pois diariamente são aplicados inúmeros golpes, configurados como crimes de estelionato.

A Comissão se coloca à disposição da sociedade mato-grossense para o auxílio nos temas relativos a Direito Internacional.

Keka Werneck

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865