PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB-MT entrega premiação aos vencedores do II Concurso de Redação em Defesa da Igualdade Racial

09/03/2023 15:17 | SUBSEÇÃO RONDONÓPOLIS
Foto da Notícia: OAB-MT entrega premiação aos vencedores do II Concurso de Redação em Defesa da Igualdade Racial
imgA 1ª Subseção da Ordem dos Advogados Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de Rondonópolis, através da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, realizou terça-feira (07), na sede da instituição, a cerimônia de entrega da premiação do II Concurso de Redação.
 
Com o tema “Defesa da igualdade racial: o país que queremos”, o concurso recebeu 75 redações e premiou seis estudantes de quatro escolas públicas dos municípios de Guiratinga, Rondonópolis e Pedra Preta, sendo três do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio.
 
Os vencedores receberam como prêmios tablets, medalhas, troféus e certificados de honra ao mérito. Também, foram homenageados docentes e gestão das escolas. 
 
Impacto social
 
O concurso de redação, em sua segunda edição, faz parte de um projeto maior que fomentou o debate por meio da Educação, nas escolas e universidades, sobre racismo, discriminação e preconceito.
 
A presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis, Ana Carolina de Oliveira Soares, em seu discurso, destacou que a importância de refletirmos sobre a pluralidade de raças:  “o respeito à inclusão de todos na busca de uma sociedade justa e fraterna, a participação efetiva das escolas, dos estudantes, as visitas às instituições de ensino e o apoio dos advogados da comissão ao longo do semestre, nos mostram que o caminho é o diálogo pela Educação”.
 
O projeto iniciou com uma palestra que subsidiou os debates para confecção da redação, do jurista, juiz de direito, Fábio Esteves (atualmente juiz instrutor no gabinete do Ministro Edson Fachin, é membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para revisão da legislação antirracista e membro da Comissão para Promoção da Igualdade Racial no Processo Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral- TSE), destaca a presidente da comissão.
 
O presidente Bruno de Castro, em seu discurso, elencou a importância da 1ª Subseção de Rondonópolis, OAB-MT, estar próximo da sociedade, com assuntos que devem ser tratados diuturnamente. “Não só como entidade de classe, mas em defesa da promoção dos direitos fundamentais da sociedade. Este concurso veio para ficar, agradecemos a participação das escolas, docentes, gestão, alunos e famílias”, destacou.
 
O representante do Instituto Professora Coraci e Vice-presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial, Everton Neves, chamou atenção para o trabalho dos docentes na pauta antirracista. “Queremos que esse concurso entre para a agenda oficial da região, normalizar debate em face do racismo estrutural é urgente. Parabéns à gestão da OAB-MT que ao promover este espaço com a sociedade demonstra seu compromisso com a democracia e o respeito às diferenças pelo diálogo da Educação Antirracista”, ressaltou.
 
O II Concurso de Redação foi realizado através da parceria da Subseção com a OAB-MT, a Caixa de Assistência dos Advogados - CAAMT, o Curso de Direito e de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Gedifi Unemat/Cnpq, Nuepe Unemat/Rondonópolis e o Instituto Professora Coraci.
 
 
 
--
 
 
Assessoria de Imprensa
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp