PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Audiência pública na OAB para discutir a Ferronorte

25/08/2004 15:30 | Encontro

    A Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil, que integra o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, realiza uma audiência pública na próxima segunda-feira, 30, com a participação de lideranças de todos os segmentos ? político, empresarial, do agronegócio, entidades, lideranças rurais, etc., ?  para debater uma questão de fundamental interesse para o Estado: a Ferronorte. O foco da discussão em torno da Ferronorte é a alteração do traçado original da ferrovia, com a inclusão de Rondonópolis e a exclusão de Cuiabá do roteiro dos trilhos que devem avançar pelo Chapadão dos Parecis e depois para Santarém, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia.

    Estabelece a lei nº 6.346 de 6 de setembro de 1976, de autoria do falecido senador mato-grossense Vicente Vuolo, que os trilhos da Ferronorte, uma concessão de 100 anos para quem vai explorá-la, passam por Cuiabá, rumando para os estados da Região Norte. Mas segundo o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, mesmo antes de serem feitos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima), o traçado original pode ser alterado, com Cuiabá ficando fora da rota prevista na lei. Duas questões estariam levando a Ferronorte a mudar o traçado da linha férrea: os custos da construção da linha no trecho da serra em São Vicente e a passagem dos trilhos por uma área indígena em Fátima de São Lourenço.

    A audiência pública será realizada no auditório da OAB, no Centro Político Administrativo (CPA), com início às 14 horas. As entidades que integram o Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, entre as quais a OAB, estão se mobilizando para desencadear um grande movimento popular com  objetivo de garantir o cumprimento da lei. A estratégia de defesa da passagem dos trilhos da Ferronorte por Cuiabá inclui a coleta de assinatura de milhares de pessoas em um abaixo-assinado que será encaminhado à direção da ferrovia e a autoridades federais, estaduais e municipais pedindo a manutenção do traçado original da Ferronorte, conforme reza a lei.


WhatsApp