Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 7º Compiit

26/05/2011 13:00 | Propriedade Intelectual

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura da sétima edição do Congresso Mato-grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (COMPIIT), realizado na noite desta terça-feira (24 de maio), no auditório da OAB/MT, pela Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral, presidida pelo advogado Geraldo da Cunha Macedo. Estiveram presentes advogados, acadêmicos, estagiários, servidores públicos, dentre outros profissionais.

O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, fez a abertura do evento e parabenizou Geraldo Macedo pela organização do congresso. “Este é um dia especial e o mais importante é a participação de todos os presentes, pois são pessoas que realmente se preocupam com questões voltadas ao direito autoral”, destacou. Destacou a relevância do trabalho que o advogado vem desenvolvendo, não só pelo trabalho intelectual, mas de unir instituições para debater e fortalecer o direito autoral e a propriedade intelectual.

Ainda durante a abertura, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), João Pedro Valente, registrou que o Compiit é um evento oportuno para o país, pois “precisamos avançar na produção de conhecimentos, os quais precisam ser protegidos”, resumiu.

Já o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, compartilhou da mesma ideia e completou: “o Compiit sintetiza a busca pela firmação da trilha que o Estado está procurando alcançar e é preciso observar a qualidade e a proteção do conteúdo que se propaga atualmente no que diz respeito à propriedade intelectual”.

O anfitrião da noite, o advogado Geraldo Macedo, foi elogiado pelas autoridades e parceiros presentes no evento e registrou, em seu pronunciamento, ter orgulho de conseguir organizar o Compiit. “Quero registrar que nada disso teria acontecido sem o trabalho das entidades parcerias. É também por causa delas que conseguimos chegar a esta sétima edição e alcançar o sucesso que temos hoje”, agradeceu o presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da OAB/MT.

Geraldo Macedo enfatizou que o objetivo do congresso  é divulgar a importância da propriedade intelectual e da inovação tecnológica, como fatores de estímulo às pesquisas, sejam privadas ou públicas, orientando os pesquisadores acerca dos mecanismos disponíveis na legislação. “O evento busca conscientizar a classe empresarial e profissionais de diversos ramos, tais como advogados, administradores, economistas, pesquisadores e outros, e as próprias instituições de ensino e pesquisa, sobre os mecanismos existentes para se buscar a proteção das invenções para garantir o investimento e com a finalidade de obter retorno do capital aplicado e mesmo reinvestir em novas pesquisas”.

Também marcaram presença na abertura do sétimo Compiit o vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude; o diretor tesoureiro, Cleverson de Figueiredo Pintel; o presidente da Escola Superior da Advocacia, Ulisses Rabaneda; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos; e o chefe da Divisão de Gestão de Projetos Estratégicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Pedro Burlandy, que ministrou a palestra inaugural.

O Congresso Mato-grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica contou com a parceria da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT); Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT); Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECITEC); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI); Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); e Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT).

www.twitter.com/oabmt